Meu amigo supermercadista, abrir uma nova loja é sinal de crescimento e prosperidade, lembro dessa experiência como se fosse hoje!
Mas se esta não é sua primeira vez, você já deve estar se perguntando para onde foram os clientes do dia da inauguração. Não é mesmo?
Para inaugurar uma nova loja, você analisa a concorrência, investe alto, dá o seu melhor nas negociações e
dedica todo seu esforço para realizar uma inauguração que atraia a cidade toda!
Com este plano você tem no máximo três semanas de sucesso.
Na quarta semana o faturamento regride, depois estabiliza e passa a crescer novamente. Correto? E não há nada de errado nisso, afinal, o começo foi bom e agora basta crescer!
Mas o que quero compartilhar contigo é o que eu mesmo descobri, vivendo essa realidade.
Quero te mostrar, com fatos, que ao pensar dessa forma você está se contentando com pouco.
Quando perguntei para onde foram os clientes após a inauguração, surgiu em minha mente uma segunda questão.
Quem eram esses clientes e para onde eles foram? Mas ainda não havia me contentado com as respostas e então entendi que não era apenas isso.
E o que resolveu minha dúvida não foi descobrir quem eram os clientes, mas porque não voltaram e o mais importante, por que motivo ficaram na concorrência.
Entenda, para você vender mais e permanecer vendendo, não basta apenas fazer tabloides, é preciso adicionar uma estratégia agressiva de retenção e para isso você precisa de informação, sem isso você não terá chance!
Mas se você tiver um bom sistema de CRM suas chances podem melhorar. Digo podem, porque grande parte dos supermercadistas que possuem CRM não aprenderam a utilizar essas ferramentas e não possuem equipe treinada para isso.
E em plena inauguração de loja, iniciar um novo processo parece ser impossível.
O lado bom nesse momento é que talvez o seu concorrente também não tenha essa estrutura!
Mas se ele já tiver, você pode vir a ter um grande problema!
O projeto DARE vai te ajudar exatamente nesta estratégia, afinal não é apenas um CRM, é uma metodologia, com processos validados e pessoas preparadas para te ajudar.
Com o Projeto DARE, você se mantém focado na inauguração, enquanto a equipe do DARE analisa os seus clientes e cria estratégias de retenção, específicas, para os que insistem em ficar na concorrência.
A verdade é que com um CRM você tem chances, com o Projeto DARE a sua concorrência não tem!
Seja DARE!
Joel Mingatos