Seu caixa está ruim antes da inauguração! O que fazer para não continuar?

31.05.22 10:52 PM Por Projeto Dare

Só quem passou sabe como é difícil ter que sangrar o caixa, 

contar moedas para pagar os boletos.

Meu amigo supermercadista!

O problema não é iniciar uma loja com o caixa ruim, mas  continuar assim, antes que aconteça isto contigo, segue dois motivos que geram esse tipo de problema.

  1. Aposta inicial de compras incorreta
  2. Planejamento mal elaborado 

Erros comuns no planejamento:

  •    Não implantar uma ferramenta que te diga quem são os clientes que não voltaram após a inauguração.
  • Não identificar o ticket da região, qual o número de clientes diários e de onde virão.
  • Desses locais, quais os pontos fortes, quais os pontos fracos, quais ações comerciais realizam?
  • Quais estratégias serão necessárias nesta região para conquistar esses clientes?
  • Analisar cada setor com uma estratégia independente.
  • Qual o Lucro operacional que a loja vai gerar para pagar os investimentos?

Tipicamente os supermercadistas fazem apenas este planejamento:

  • Estimativa de investimento
  • Faturamento esperado (otimista)
  • Margem de lucro
  • Número de colaboradores colaboradores

Se a conta apertou, você só vai saber onde errou se, primeiramente tiver feito um bom planejamento e a questão é que poucos de nós estudam o mercado!

Após descobrir que errou no planejamento começam as dores de cabeça, chegam a ansiedade e a insatisfação, logo vem as demissões e tudo isso porque você não tem as informações necessárias. Acredite, quando sabemos, tomamos atitudes que impedem esses problemas.

Veja abaixo três exemplos simples que 99% dos supermercadistas não sabem responder:



  • Quem não voltou após a inauguração?
  • Quem não está comprando em todos os setores da loja?
  • Quem vem buscar somente as ofertas?
  • Quem só compra sacolinha 

O problema não é a venda e sim o não vender! E você só sabe o que não vendeu se souber quem são os seus clientes!

Neste momento, você vai descobrir que o pior erro não foi só a falta de planejamento, mas não ter investido em uma ferramenta de CRM eficiente.


No próximo vou falar sobre, investir milhões e não saber quem traz o lucro!

Venha ser DARE!

Joel Mingatos