Meu amigo supermercadista!
O problema não é iniciar uma loja com o caixa ruim, mas continuar assim, antes que aconteça isto contigo, segue dois motivos que geram esse tipo de problema.
- Aposta inicial de compras incorreta
- Planejamento mal elaborado
Erros comuns no planejamento:
- Não implantar uma ferramenta que te diga quem são os clientes que não voltaram após a inauguração.
- Não identificar o ticket da região, qual o número de clientes diários e de onde virão.
- Desses locais, quais os pontos fortes, quais os pontos fracos, quais ações comerciais realizam?
- Quais estratégias serão necessárias nesta região para conquistar esses clientes?
- Analisar cada setor com uma estratégia independente.
- Qual o Lucro operacional que a loja vai gerar para pagar os investimentos?
Tipicamente os supermercadistas fazem apenas este planejamento:
- Estimativa de investimento
- Faturamento esperado (otimista)
- Margem de lucro
- Número de colaboradores colaboradores
Se a conta apertou, você só vai saber onde errou se, primeiramente tiver feito um bom planejamento e a questão é que poucos de nós estudam o mercado!
Após descobrir que errou no planejamento começam as dores de cabeça, chegam a ansiedade e a insatisfação, logo vem as demissões e tudo isso porque você não tem as informações necessárias. Acredite, quando sabemos, tomamos atitudes que impedem esses problemas.
O problema não é a venda e sim o não vender! E você só sabe o que não vendeu se souber quem são os seus clientes!
Neste momento, você vai descobrir que o pior erro não foi só a falta de planejamento, mas não ter investido em uma ferramenta de CRM eficiente.
No próximo vou falar sobre, investir milhões e não saber quem traz o lucro!
Venha ser DARE!
Joel Mingatos